quinta-feira, 23 de maio de 2013

Comunicação de Alteração de Titularidade

GUIA DE COMUNICAÇÃO:

(formulário de alteração de titularidade)       Acessar o sita da Prefeitura do Rio de Janeiro (http://www.rio.rj.gov.br)e ir em Secretaria Municipal de Fazenda , na Guia IPTU, selecionar o link respectivo para alteração de titularidade. ATENÇÃO: APÓS PREENCHER AS INFORMAÇÔES, CLICAR EM ENVIAR E IMPRIMIR A GUIA.

Comunicação de Alteração de Titularidade

      I.            Inscrição Fiscal Imobiliária

Preencher o campo com o número da inscrição fiscal do imóvel. Esse nº poderá ser encontrado no carnê do IPTU ou nas Certidões relativas ao imóvel expedidas pela Secretaria Municipal de Fazenda (SMF).

   II.            Localização do Imóvel

Informando a Inscrição Fiscal o sistema apresentará o Código de Logradouro e a Localização do Imóvel conforme consta no cadastro imobiliário da SMF.
                              1.            Estando correta a identificação, confirme e prossiga,
                              2.            Se os dados não conferirem com o imóvel objeto da transação, o declarante deverá dirigir-se a um dos postos de atendimento relacionados nesse site para providenciar a correta identificação,
                              3.            Tratando-se de imóvel territorial ou predial que não tenha inscrição própria no cadastro do IPTU, preencha o quadro abaixo.

III.            Adquirente(s)

Esse quadro deve ser preenchido com os dados de todas as pessoas (físicas ou jurídicas) que constem como adquirentes no documento a ser registrado.
                              1.            No caso de casamentos sob o regime de comunhão total de bens, ambos os cônjuges deverão constar como adquirentes. O mesmo se aplica quando o regime for o de comunhão parcial de bens, quando o imóvel houver sido adquirido na vigência da união.
                              2.            O preenchimento do campo CPF/CNPJ é obrigatório para todos os adquirentes, ainda que menores de idade ou estrangeiros.
                              3.            Na coluna TIPO DE CONTRIBUINTE selecionar a opção na qual se enquadra.

IV.            Transmitente(s)

Esse quadro deve ser preenchido com os dados de todas as pessoas (físicas ou jurídicas) que constem como transmitentes no documento a ser registrado.

   V.            Título de Aquisição

                              1.            No campo documento selecionar a opção que corresponde ao título que será registrado. A Natureza do Direito será preenchida automaticamente pelo sistema.
                              2.            Os campos seguintes serão preenchidos de acordo com o que constar do documento.
                              3.            Frações
                                                       a.            Fração do imóvel adquirida pelo título – corresponde à porção do imóvel que está sendo adquirida nesse título.
Exs:
                  §   Na aquisição total do imóvel a fração será igual a 1,0000000.
                  §   Na aquisição da quarta parte do imóvel a fração será 0,2500000.
                                                      b.            Fração do terreno vinculada ao imóvel – corresponde à fração ideal do terreno constante do título aquisitivo.

VI.            Dados para Entrega da Guia de IPTU

Preencher com o endereço onde deseja que sejam entregues os próximos carnês do IPTU. O local escolhido pode ser o do próprio imóvel ou outro, desde que situado no Município do Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Preciso muito de sua ajuda para preecher esse documento..
    estou com muita dificuladade..
    meu email.. maculadj9@hotmail.com

    ResponderExcluir